domingo, 4 de abril de 2010

Projeto Boa Ação Diária



Você não se sente super bem quando alguém é inesperadamente gentil com você? Tipo o caixa da padaria que te deseja um ótimo dia, o manobrista do estacionamento que te sorri, ou alguém que sem a menor necessidade te faz um favor, seja segurar a porta do elevador ou pegar as correspondências que você deixou cair no chão.

Não importa o tamanho do gesto, e sim que ele aconteça. Ser bem tratado não tem preço. E se todos os dias nós recebêssemos uma gentileza dessas, nossa qualidade e vida aumentaria, e muito!

Mas nós, infelizmente, não estamos acostumados a doar, e muito menos a receber gentileza. Portanto, devemos praticar e deixar o individualismo de lado, de modo que algum dia essa prática se torne espontânea, natural, autêntica e genuína.

Podemos começar lentamente, com a meta de uma boa ação por dia. Pode ser dar passagem no trânsito, pode ser perguntar ao porteiro como ele está (e se disponibilizar a escutar), pode ser dar aquela moedinha que você recebeu na padoca pra velhinha que mora na rua. Pode ser manobrar o carro pra sua mãe, pegar a toalha pra irmã, montar o prato do marido. Pode ser apenas deixar um bilhetinho carinhoso na porta da geladeira, como alguém sugeriu.

Não interessa o gesto, desde que todos os dias você consiga fazer algum bem para o próximo. Você vai ver o quanto a generosidade faz bem, e que o mais beneficiado, a curto e a longo prazo, é você mesmo. E isso não significa ficar esperando que alguém seja gentil de volta (você pode se frustrar), mas sim perceber que o sentimento advindo da generosidade é o mais puro contentamento!

A roda da vida é clara: faça o bem, não importa a quem. O bem vai voltar, sem sombra de dúvida. E se cada um fizer sua parte, podemos sonhar um dia com um mundo repleto de gentilezas, favores e boas ações.

Comecemos JÁ!


4 comentários:

Luli disse...

Nana!
Parabéns pelo Blog :)
Gostei do tema da gentileza, que tal um brainstorm sobre divulgar a prática de gentilezas?

Fernanda S. disse...

Acho que todo mundo deveria ler isso! É o mínimo que a gente pode fazer e não custa absolutamente nada! =)

Unknown disse...

Tem gente que tem vergonha de dizer bom dia na rua, vista sua cara de pau, e tenha um ótimo dia!

marcos disse...

Gentileza gera gentileza.