segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto Livro Premiado



Imagine que você está em uma livraria, procurando por um livro. Pode ser que você esteja simplesmente querendo algo para passar o tempo, ou pode ser que você esteja afim de alguma inspiração e esteja procurando por algum texto mais elaborado, talvez esteja pensativo e procure algo reflexivo, talvez esteja mal e procure auto-ajuda, ou algo religioso.

Agora imagine que você abre as páginas deste livro, ou talvez você esteja o lendo há algum tempo e de repente se depara com algo incomum: um bilhete, escrito a mão, enfiado entre as folhas. Nele, uma mensagem te conduz à reflexão.

Pode ser que esta mensagem, escrita de punho próprio por algum desconhecido, queira simplesmente te incentivar a mudar. Ou talvez esta mensagem o convide a pensar sobre o seu bem-estar, sua qualidade de vida, seus desejos e motivações. Você não sabe de onde veio aquele bilhete, mas sabe que nem todos os livros vem assim “premiados”. O bilhete marcou seu dia, e você provavelmente vai ficar pensando.

Se você conseguiu imaginar a cena acima e sentiu uma leve sensação de bem-estar, de excitação, ou simplesmente de curiosidade, o objetivo foi alcançado. Pois este primeiro projeto de intervenção social quer convidar você, que quer mudar o mundo, a começar a agir nas livrarias do seu bairro/cidade.

A idéia é bastante simples: pegue um papelzinho e escreva uma frase inspiradora. Essa parte deve ser realizada com cuidado, uma vez que a frase não deve ser tendenciosa, apenas instigante. A intenção não é influenciar ninguém, mas gerar movimento, reflexão, quebra de inércia. Pode ser uma citação famosa, ou uma de sua autoria que contenha algum sentido mais forte.

Lembre-se de escrever à mão, para evidenciar o cuidado no preparo. Cartas são sempre mais marcantes que emails, não é? E também inicie de maneira carinhosa. “Querido leitor”, em geral, cai como uma luva. No verso, escreva somente “Gostou? Passe pra frente!”, pra incentivar a continuidade do movimento.

Feitos os bilhetes, ataque uma livraria qualquer. Eu tenho optado por fazer anonimamente, meio às escusas mesmos, e isso porque, apesar de não haver previsão legal pra algo deste tipo, eu não creio que as livrarias ficariam muito satisfeitas com a intervenção. A gente bem sabe que os obstáculos no caminho do bem são os mais imprevisíveis, sofisticados e irracionais.

Na minha primeira visita-piloto à livraria, consegui repassar cerca de 20 bilhetes num período de uma hora. Optei pela sessão de best-sellers (por conta de uma intervenção mais maciça) e nas seções de filosofia, psicologia, auto-ajuda e religião (por conta da demanda). Você pode também optar por qualquer seção que lhe pareça adequada.

A idéia é que as pessoas que comprarem um livrinho “premiado” se sentirão cuidadas, especiais e provavelmente darão uma atenção especial ao evento. Talvez, talveeeez (e só esse talvez já vale a pena), aquilo a ajude de alguma maneira. Quem sabe, ajude tanto que essas pessoas voltarão à livraria para devolver o bilhetinho. Se isso crescer, todos estarão sendo cuidados e convidados à reflexão, que é justamente do que o mundo precisa: de gente que pensa, que reflete, que toma decisões com consciência. Gente que quer mudar e que cansou de só reclamar. Gente de atitude.

Curtiu? No post abaixo copiei algumas frases que tenho utilizado, pra facilitar seu trabalho e você poder começar JÁ!

Manda ver!

5 comentários:

Ana R. disse...

Bela iniciativa! É pela ação em cada detalhe do dia a dia que podemos mudar. Temos que nos aliar à perseverança, ousadia, criatividade e generosidade. Amém!

N. Ferreira disse...

Ana, assino embaixo do que vc escreveu!

Com com a sua perserverança e ousadia para ajudar no movimento!!

Um beijo e volte sempre!

raul bele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raul bele disse...

maninha voce é incrivel!
gostei do "cansei de reclamar"...
rs... acho que vai ser dificil pro nosso ser nao ficar descontente, afinal, mudar o mundo nao é facil e requer muitas batalhas.

to contigo.
na semana que vem comeco o projeto la no rio. vou criar algumas frases tb pode ser?

voce escreve elas a mão?

to vibrante nessa idéia.

e o paranoias e delirios? cabou?
bjao no coracao

Sara disse...

É sempre bom receber um prêmio como este, espero que em algum momento ele pode fazer porque é muito bonito, mas primeiro tenho de ir estudo poderia tentar estudar em Buenos Aires, eu espero que eu possa obter um apartamentos em Buenos Aires